domingo, 17 de abril de 2011

Turucutá é Cultura Popular


Depois de amanhecer cinzento e com até momentos de chuva, o sabadão lembrou que era o último TURUCUTÁ FOLIA de 2011 e fechou a tarde com um belo pôr-do-sol. O astro rei foi embora deixando as estrelas formarem parte do cenário daquela bela noite.
No Largo Zumbi dos Palmares - nosso palco - os amigos vinham chegando, trazendo sua alegria e disposição para confraternizar conosco, nas quase quatro horas em que a cultura popular estava ali, diante do seu cenário: o céu aberto, a rua e seu público, o povo. Sem frescura, sem grades, sem ingresso, sendo a festa para todos.
Os rapazes do Instituto de Brasilidades abriram os trabalhos com aquela roda de samba de qualidade, aproximando a todos, que cantavam uma atrás da outra. E em seguida a molecada do Afro-Tchê chegou embalando a galera com seus tambores no ritmo da Bahia. Fechando as apresentações do nossos convidados, a galera do Maracatu Truvão soltou o baque e sacudiu à todos que ali estavam e passavam.
Enquanto o Truvão terminava sua apresentação a nossa Batucada Coletiva Independente já se concentrava junto com os amigos do grupo Tabu, para em seguida encerrar as atividades no Largo e colocar o bloco na rua.
A TURÚ entra em cena e faz do Largo Zumbi um baile de carnaval tomando conta da Travessa do Carmo e seguindo na João Alfredo contagiando a quem estivesse pela frente.
Cultura Popular é isso: o povo na rua, na praça ou no largo, seja onde for. É estar reunido com os amigos, com o vizinho ou mesmo com o desconhecido, fazendo acontecer o carnaval, mesmo que seja fora de época; é colocar o bloco na rua e fazer o povo cantar e dançar junto, seja na janela ou na sacada ou não se contentar em balançar o pé na calçada e se juntar em meio ao cortejo.
Cultura Popular é toda essa pluralidade de ritmos e cores, todo mundo na rua independente de crenças, cores, gêneros e sexualidade.
A Vermelho e Verde agradece de coração aos amigos que compareceram e aos que não puderam comparecer, mas deram aquela força para que tudo isso acontecesse.
Aos nossos apoiadores: Estação Porto Bar, Up Escola de Idiomas, Mister X, Casa das Artes Baka, Cachaça da Chica, Espaço Cultural 512, Luti e Silvio da Descentralização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar e EPTC. Também agradecemos a Escola de Samba Acadêmicos da Orgia, nosso lar.
E não esqueça, todas as Segundas tem a oficina, na Quadra da Acadêmicos da Orgia, Av. Ipiranga 2741, em frente ao Mc Donalds da Silva Só a partir das 19h30min. Aparece.
Axé.
Créditos, ao Turucuteiro Mauricio, pelo texto!

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo, lindo, lindo!

felipe disse...

Coisa mais linda essa minha gente!!!
Saudades